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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3PA4TRS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/07.17.11.55
Última Atualização2017:09.26.17.04.01 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/07.17.11.55.01
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.34.17 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17878-TDI/2612
Chave de CitaçãoAguiar:2017:LaInÓr
TítuloSimulação de uma missão espacial: lançamento, injeção em órbita e reentrada
Título AlternativoMission space simulation: launch, injection into orbit and reentry
CursoCMC-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-05-26
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas95
Número de Arquivos1
Tamanho9496 KiB
2. Contextualização
AutorAguiar, Daniel Furlani de
BancaRocco, Evandro Marconi (presidente)
Ricci, Mario Cesar (orientador)
Guedes, Ulisses Thadeu Vieira (orientador)
Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida
Garcia, Alexandre
Endereço de e-Mailluis.cpv@hotmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-07-17 11:55:01 :: luis.cpv@hotmail.com -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
2017-09-12 12:57:55 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> administrator ::
2017-09-26 14:46:50 :: administrator -> yolanda ::
2017-09-26 14:47:09 :: yolanda -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
2017-09-26 17:19:01 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> simone ::
2017-09-27 11:49:19 :: simone :: -> 2017
2017-09-27 11:59:24 :: simone -> administrator :: 2017
2022-03-15 19:34:17 :: administrator -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavereentrada atmosférica
simulação
veículo lançador
aerodinâmica
sistema de controle
atmospheric re-entry
simulation
launch vehicle
aerodynamic
control system
ResumoOs estudos de reentrada atmosférica tiveram início com a observação e análise das trajetórias de meteoritos na atmosfera terrestre. Com o advento da era espacial, na década de 50, este interesse voltou-se para a necessidade de trazer em um local preciso, uma espaçonave tripulada. A compreensão dos diversos fatores aerodinâmicos envolvidos nestas trajetórias é de fundamental importância para o projeto de veículos de reentrada. Neste trabalho é apresentada a simulação de uma missão espacial desde o lançamento, injeção em órbita, reentrada atmosférica até o pouso. Os diversos subfoguetes e a cápsula de reentrada foram modelados por meio de equações diferenciais em seis graus de liberdade, utilizando um sistema de controle com eixos acoplados e coeficientes aerodinâmicos variáveis em função do número de Mach. Os resultados da simulação foram comparados com os dados gerado pelo software Astos® e para o mesmo veículo e as mesmas condições inciais, os resultados alcançados estavam muito próximos. Algumas diferenças apresentadas foram causadas pelos modelos de atmosfera empregados e pelo fato desta simulação ter sido desenvolvida em seis graus de liberdade, enquanto o Astos® utilizou apenas três. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de comparar os dados deste simulador com trajetórias reais afim de validar os modelos empregados e ainda utilizar este software nos trabalhos de segurança de voo. ABSTRACT: The studies of atmospheric re-entry began with the observation and analysis of meteorite trajectories in the Earths atmosphere. With the advent of the space age in the 1950s, this interest turned to the need to bring a manned spacecraft to a precise location. The understanding of the various aerodynamic factors involved in these trajectories is of fundamental importance for the design of reentry vehicles. In this work we present the simulation of a space mission from launch, injection into orbit, atmospheric re-entry to landing. The various sub-rockets and the re-entry capsule were modeled by means of differential equations in six degrees of freedom, using a control system with coupled axes and variable aerodynamic coefficients as a function of mach number. The results of the simulation were compared with the data generated by software Astos® and for the same vehicle and the same initial conditions, the results achieved were very close. Some differences were caused by the atmospheric models employed and the fact that this simulation was developed in six degrees of freedom, while Astos® used only three. The results obtained suggest the possibility of comparing the data of this simulator with real trajectories in order to validate the models used and still use this software in flight safety.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citando
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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